segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TEATRO DE SOMBRAS E A SUA ORIGEM

GÊNEROS TEATRAIS: TEATRO DE SOMBRAS

TEATRO DE SOMBRAS,  UMA ARTE MUITA ANTIGA QUE ENCANTA JOVENS, ADULTOS E PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS.

O teatro de sombras é uma arte muita antiga. Sua origem vem desde o período da Pré-História onde os homens já se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas, e algumas mães  na época teriam desenvolvido o teatro de dedos, projetando sombras diversas com as mãos, para distrair seus filhos.  É originário da China surgindo por volta de 5.000 antes de Cristo. Esta arte consiste em uma projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos. O espetáculo costuma atrair multidões graças ao seu encanto artístico que se espalhou pelos países da Europa até chegar ao Brasil fazendo também muito sucesso.

QUAL A ORIGEM DO TEATRO DE SOMBRAS?

Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121 depois de Cristo, o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "reino das Sombras", caso contrário seria decapitado. O mago usou  a sua imaginação e, através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina.

Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que: "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.


ATIVIDADE:

MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA:

01.)  O TEATRO DE SOMBRAS É UMA:
(    ) Arte muito antiga
(    ) Arte muito nova
(    ) Arte da dança

02.) A ORIGEM DO TEATRO DE SOMBRAS VEM DESDE QUE PERÍODO?
(    )Período moderno
(    ) Período antigo
(    ) Período da Pré-História

03.) QUE PAÍS SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS?
(    ) Japão
(    ) China
(    ) Índia

04.) QUAIS AS FIGURAS QUE SÃO PROJETADAS  SOBRE PAREDES OU TELAS DE LINHO NO TEATRO DE SOMBRAS?
(    ) Figuras humanas, animais ou objetos
(    ) Figuras de papel
(    ) Figuras de barro


05.) RELACIONE CORRETAMENTE:
(  1  ) Retrata o surgimento do teatro de sombras
(  2  ) Imperador Chinês
(  3  ) Produziu  a silhueta de uma  bailarina
(  4  ) Instrumento tocado que fez surgir a sombra de uma bailarina


(      )Flauta
(      ) Mago da corte
(      ) Lenda chinesa
(      ) Wu Ti

31 comentários:

  1. Obrigado meu ajudou no meu trabalho de artes

    ResponderExcluir
  2. Muuito bom ganhei 10 no trabalho de artes ..Obg !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. massa valeu, está contribuindo com minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. nossa valeu mesmo trabalho de artes terminado kkkk : ) : ) : < )

    ResponderExcluir
  7. muito bom mesmo, so neste pequeno resumo consegui me dar bem na minha aula de artes. :)

    ResponderExcluir
  8. ADOREI ESSA VERSÃO.
    POIS UM DOS MEUS ALIBES
    É O TEATRO DE SOMBRA. DIZEM TBM Q É NASCE ANTES DO DESENHO
    NAS ROCHAS.

    ResponderExcluir
  9. isso ai é meu dever de casa rsrs de hoje

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. obrigado isso fez eu sabe o que e teatro de sombras e me ajudo a fazer o trabalho

    ResponderExcluir
  12. eu estou fazendo um trabalho de artes depois vj se eu tirar nota boa volto aqui.

    ResponderExcluir
  13. Quero fazer uma apresentação do Teatro das sombras na PEEJ onde trabalho, alguém se interessa em fazer? Patrícia Castilho 996436448

    ResponderExcluir
  14. Quero fazer uma apresentação do Teatro das sombras na PEEJ onde trabalho, alguém se interessa em fazer? Patrícia Castilho 996436448

    ResponderExcluir
  15. Muito Obrigada mesmo vou tirar nota máxima e m Arte!!💋💋

    ResponderExcluir
  16. Oi meu nome e Nick eu queria dizer muito obrigado por me ajudar com essa pesquisa de artes eu tirei 10 em artes por essa pesquisa

    ResponderExcluir
  17. Me ajudou muito em uma atividade minha, obrigado

    ResponderExcluir
  18. Muito bom...bem explicado e as imagens ajudaram a entender melhor!

    ResponderExcluir