domingo, 10 de novembro de 2013

JOGRAL/ENCENAÇÃO/MILAGRES/MISTÉRIOS

Jogral infantil
 
Encenação
 
Teatro: milagres
 
Teatro: mistérios
 
 
 
JOGRAL: A atividade do jogral  tem como  objetivo  recrear um público, combinando  os jogos exagerados, o acompanhamento musical, a interpretação de composições alheias ou próprias, a declamação de narrativas épicas, poesias, literatura de cordel, textos contemporâneos, etc.


ENCENAÇÃO: Arte e efeito de pôr em cena. O termo utiliza-se fundamentalmente no teatro declamado e consiste na escolha concreta do lugar da ação - cenário - bem como na marcação, figuração e atuação das personagens que conferem ao espetáculo movimento e sentido dramático.  A primeira encenação de que notícia teve lugar na Grécia, no século VI a. C., com a utilização de um cenário portátil: a carroça de Téspis. Téspis foi considerado o primeiro ator da Grécia antiga.


TEATRO MILAGRES: Gênero de representações litúrgicas que apresentavam situações dramáticas das vidas dos santos, ou em que estes ou a Virgem intervinham miraculosamente.

TEATRO MISTÉRIOS: É   uma representação de carácter litúrgico, difundida na Europa desde o século XII, que encena os temas da Paixão e nascimento de Cristo, e os episódios da vida de Jesus, da Virgem, dos santos e de personagens bíblicos.

Atividade:

01.)Qual o objetivo do jogral?

02.)Dê o conceito do que é encenação.

03.)A primeira encenação de que notícia teve lugar em que país?

04.)Dê o conceito do que é Teatro Milagres.

05.)Dê o conceito do que é Teatro Mistérios.



06.) Marque V ou F:

(      )A primeira encenação foi na Grécia no século VI a.C.

(      )A primeira encenação foi na França nas margens do rio Nilo

(      )Teatro  Mistérios é  uma representação de carácter litúrgico, difundida na Europa desde o século XII

(      )Téspis  foi considerado o primeiro ator da Grécia antiga.



07.) Numere corretamente:

(  1  )Teatro  Milagres

(  2  )Teatro  Mistérios

(  3  )Cenário portátil utilizado na  primeira encenação   na Grécia  

(  4  )Consiste na escolha concreta do lugar da ação - cenário - bem como na marcação, figuração e atuação das personagens


(      )Encena os temas da Paixão e nascimento de Cristo, e os episódios da vida de Jesus, da Virgem, dos santos e de personagens bíblicos.

(      )Carroça de Téspis.

(      )Encenação

(      )apresentavam situações dramáticas das vidas dos santos, ou em que estes ou a Virgem intervinham miraculosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário